DESIGN ESCANDINAVO: UM POUCO SOBRE TUDO

2017-03-13


Hey lindezas! Tudo bem?
Já estava com saudades de falar com vocês sobre decoração e hoje trouxe um post incrível de um estilo que particularmente eu amo. Que é o Escandinavo!

Formas simples, cores neutras, linhas retas, espaços amplos e claros: o estilo escandinavo mistura  funcionalidade e sofisticação, sendo referência imediata quando o assunto é design. 
  
A região da escandinávia (composta por Noruega, Suécia, Islândia,Finlândia e Dinamarca), desenvolveu no século XX um design que traz claridade e luminosidade para dentro do ambiente, em resposta aos grandes períodos de escuridão e frio rigoroso que esses países enfrentam no inverno europeu. Carlo Larsson é o desenhista que influenciou o estilo escandinavo de interiores, combinando cores neutras e elementos levemente envelhecidos. O estilo combina o tradicional com o moderno.

Eu particularmente amo esse estilo e estou repaginando todo o apto para esse estilo, estou num momento sem muita cor e gostando de ambientes mais "clean" e simples.
 Dentre as características marcantes do escandinavo, três se destacam e são elas:
O design minimalista, as cores neutras e o contraste com objetos coloridos

Design minimalista: O minimalismo é a busca de uma arquitetura única, onde elementos e materias são somados a criar espaços claros, simples e puros, visando a economia de energia e outros recursos. Os escandinavos acreditam que tudo que faz parte do cotidiano deve ser, ao mesmo tempo, funcional e bonito. Assim, prezando pela praticidade, o design nórdico vale-se do conceito de que menos é mais: formas simples e linhas retas, compondo assim um ambiente clean, funcional e agradável. A relação de proximidade com a natureza faz com que a cultura escandinava seja mais condizente com a realidade contemporânea que busca essa simplificação e proximidade com suas origens sem abrir mão do design, da beleza, do conforto e da funcionalidade.




Cores neutras: Para manter a ideia de um ambiente clean, os escandinavos permitem que cores neutras predominem em toda a casa. Para quebrar um pouco a frieza dos tons pastéis, elementos levemente envelhecidos são bem vindos na decoração, proporcionando uma combinação entre o tradicional e o moderno. O preto e o cinza são sempre boas opções para deixar a casa com ar contemporâneo. A respeito dos materiais dos objetos de decoração, para peças de maior destaque, o bacana é optar por móveis de vidro, cerâmica ou madeira. Peças em acrílico também podem ser uma opção, dependendo da cor ou design do produto.





 Contraste com objetos coloridos: Utilizar somente o branco e cores mais suaves pode trazer uma certa sensação de frieza e vazio no espaço. É importante fazer uso de pequenos pontos de destaque com cores vivas na decoração. Cores naturais que façam contraste com o branco são uma boa opção: castanho, bege e tons terrosos podem ser inseridos nesses ambientes de forma harmoniosa, trazendo mais conforto ao ambiente. Os móveis também são importantes para construir o visual nórdico:  laqueados em branco compõem o visual clean, mas as peças em madeira natural são as principais responsáveis pelo aconchego do ambiente. Apostar em contrastes como esse traz comodidade ao ambiente. Se você pensa em adotar esse estilo de decoração para a sua casa, esteja especialmente atento à bagunça do ambiente. Por se tratar se um local composto por cores claras e formas simples, é fácil causar efeito de poluição visual em caso da bagunçinha. O estilo escandinavo é a prova de que bom gosto e elegância também estão presentes em ambientes simplistas. Aposte nessa tendência para uma decoração moderna e funcional.




E ai me contem se gostam desse estilo que é tão tendência agora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...